De 8 a 9 de Novembro de 2016
Rio de Janeiro

Promoção

Organização

Minicurso

Minicurso - VII SMARS

Minicurso: Gestão Coorporativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa das Empresas Eletrobras
Data: 07/11/2015
Horário: 09:00 - 17:00

Agenda

Horário Módulos Palestrante

Horário

9:00 – 10:00

Módulos

Módulo 1 - Abertura

Palestrante

Maria Luiza Milazzo

Horário

10:00 – 10:50

Módulos

Módulo 2 - Inventários Coorporativos de Emissões de Gases de Emissão de Gases de Efeito Estufa

Palestrante

Alexandre Mollica Medeiros

Horário

10:50 – 11:20

Módulos

Intervalo

Horário

11:20 – 12:30

Módulos

Módulo 2 - Metodologia de Cálculo de Emissões de Gases de Efeito Estufa

Palestrante

Alexandre Mollica Medeiros

Horário

12:30 – 14:00

Módulos

Almoço

Horário

14:00 – 14:40

Módulos

Módulo 3 - Gestão de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Empresas do Setor Elétrico Brasileiro

Palestrante

Alexandre Mollica Medeiros

Horário

14:40 – 15:30

Módulos

Módulo 4 - Elaboração de Estratégias de Adaptação as Mudanças Climáticas para empresas do setor elétrico brasileiro

Palestrante

Katia Cristina Garcia

Horário

15:30 – 15:50

Módulos

Intervalo

Horário

15:50 – 16:40

Módulos

Módulo 5 - Emissão de Gases de Efeito Estufa em Usinas Hidrelétricas

Palestrante

Jorge Machado Damazio

Horário

16:40 – 17:00

Módulos

Módulo 6 - Encerramento

Palestrante

Alexandre Mollica Medeiros

Maria Luiza Milazzo possui graduação em engenharia (PUC/RJ) e economia (UCAM/RJ), tem pós-graduação em mecânica de solos (COPPE/UFRJ) e MBA Executivo (Coppead/UFRJ). É gerente da divisão de estudos e planejamento do departamento de meio ambiente da Eletrobras. Atua no desenvolvimento de base de informações nas empresas do Sistema Eletrobras para a construção de indicadores socioambientais; na gestão socioambiental visando a sustentabilidade empresarial e na contratação e acompanhamento de estudos socioambientais de empreendimentos de geração elétrica. Acompanha as questões relacionadas ao tema Mudanças Climáticas desde 1994.

Alexandre Mollica Medeiros é Mestre em Planejamento Energético e Ambiental pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (PPE/COPPE/UFRJ) ,Bacharel em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) . Atualmente é pesquisador do Departamento de Otimização Energética e Meio Ambiente do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL). Possui experiência na área de planejamento energético e ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de emissões e remoções de gases de efeito estufa em usinas hidroelétricas, inventários corporativos de gases de efeito estufa, sustentabilidade empresarial, planejamento ambiental da expansão do setor elétrico brasileiro e avaliação ambiental de estudos de inventário hidrelétrico de bacias hidrográficas. Desde 2010 é coordenador do Grupo de Trabalho de Estratégia Climática do Subcomitê de Meio Ambiente das Empresas Eletrobrás.

Katia Cristina Garcia possui pós-Doutorado em Adaptação à Mudança Climática Global pela Université Grenoble Alpes (IEPG-UJF-UPMF) (Institut d’études politiques de Grenoble, Université Pierre Mendès France, Université Joseph Fourier), no PACTE Laboratoire (Politiques publiques, ACtion politique, TErritoires) em 2015, Doutora em Planejamento Energético e Ambiental pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (PPE/COPPE/UFRJ, 2007), Mestre em Engenharia de Produção (PEP/COPPE/UFRJ, 2001) e Engenheira Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é pesquisadora do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL/ELETROBRÁS). Tem experiência na área de Planejamento Energético e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Adaptação à Mudança Climática, Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), Avaliação de Riscos e Avaliação de Impactos Ambientais e Sustentabilidade Empresarial.

Jorge Machado Damazio possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). É pesquisador do Centro de Pesquisa de Energia Elétrica e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia de Recursos Hídricos com ênfase em Hidroeletricidade e Controle de Enchentes, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento da expansão e operação de sistemas hidrotérmicos de geração de eletricidade, planejamento da operação de sistemas de reservatórios para controle de cheias, desenvolvimento de modelos para previsão e geração de cenários futuros de vazões e emissões de gases de efeito estufa em usinas hidrelétricas.

Ementa: