Smars

Dias 08 e 09 de Maio de 2018

Salvador – BA

logo banner

Temas

 
  1. Experiências das empresas no planejamento e gestão ambiental dos empreendimentos do setor elétrico, frente aos desafios relacionados aos aspectos regulatórios e ao licenciamento ambiental (acompanhamento e análise dos custos socioambientais e análises de risco pré-leilão; sistema de gestão de informações ambientais; atendimento aos prazos do processo licitatório levando em conta a participação de outros agentes no licenciamento ambiental – FUNAI, IPHAN, PALMARES; indenizações fundiárias)
 
  1. Boas práticas na gestão ambiental no setor elétrico (avaliação da efetividade dos programas socioambientais; gestão dos resíduos sólidos e perigosos; utilização de indicadores como suporte à gestão; gestão de passivos ambientais; minimização do impacto visual em áreas urbanas).
 
  1. Experiência das empresas do setor elétrico com relação à conservação da biodiversidade nas áreas de influência dos seus empreendimentos (unidades de conservação; compensações ambientais e projetos de reposição florestal; programas de proteção da fauna aquática e terrestre; gestão de reservatórios, etc). Experiências em abordagens sobre serviços ecossistêmicos. Experiências no atendimento a consumidores localizados em APP – Área de Preservação Permanente – e suas implicações jurídicas
 
  1. Experiência das empresas do setor elétrico no planejamento, avaliação de impacto ambiental, licenciamento e gestão de empreendimentos de geração com novas renováveis (eólica, solar, biomassa, resíduos orgânicos).
 
  1. Boas práticas das empresas do setor elétrico na interação com a sociedade, na interação com comunidades atingidas e comunidades tradicionais, na comunicação socioambiental, bem como contribuições para o desenvolvimento sustentável das cidades.
 
  1. Experiências relacionadas às Mudanças Climáticas: – iniciativas para redução das emissões de GEE; emissões de GEE em reservatórios de UHEs; adaptação e avaliação da vulnerabilidade dos empreendimentos do setor elétrico às mudanças climáticas.