logo

X SMARS - Seminário Brasileiro de Meio Ambiente e Responsabilidade Social do Setor Elétrico

Realização:

Reflexões sobre conceitos e práticas de relacionamento com populações atingidas aplicados às diferentes formas de geração de energia elétrica

21 de maio de 2024 - das 14h às 18h30
Imagem1

Palestra: “Impactos legais na agenda socioambiental do setor elétrico”.

Luciana Gil

Advogada, Especializada em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sócia-conselheira do Escritório Bichara Advogados.

Luciana possui forte atuação nos diversos setores econômicos com foco em consultoria jurídica ambiental, envolvendo licenciamento ambiental, risk assessment, due diligence, gestão de crise, interlocução e negociação com autoridades públicas, além de vasta experiência em litígios judiciais e administrativos.

Imagem2

Palestra: “A condição de Atingido: um marco no reconhecimento de direitos violados”.

Nair Palhano

Socióloga, Doutora (DSc) em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/ UFRJ e Mestre (MSc) em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (IUPERJ).

Nair atua como consultora autônoma na área de Políticas Públicas, Estudos de Vulnerabilidade Social com foco m populações tradicionais, Estudos de Herança Cultural, Licenciamento Ambiental, Programas de Reassentamento, Gestão de conflitos, Auditorias Sociais, Programas de Reparação em situações de desastres tecnológicos. Consultora em projetos de geração de energia (hidreletricidade e termoeletricidade); transmissão de energia, petróleo e gás (on shore e off shore), mineração, complexo portuário, plantas industriais (siderúrgicas); ferrovia, hidrovia, empreendimentos de mineração, projetos de irrigação.

Imagem3

Palestra: “A importância dos protocolos de consulta prévia de comunidades tradicionais para os empreendimentos do setor elétrico brasileiro”.

Luciana Rocha Leal da Paz

Geógrafa, Doutora em Planejamento Energético e Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético (COPPE/UFRJ) e Mestre em Sociologia (Universidade de Brasília).

Luciana possui experiência na área de Planejamento Energético e Ambiental, e atua principalmente nos temas ligados à sustentabilidade empresarial, comunidades indígenas, direitos humanos, mudanças climáticas e inserção da variável ambiental no planejamento do setor elétrico.

Imagem4

Palestra: “Empresas e Direitos Humanos: afinal do que estamos falando?”.

Simone Rocha Valente Pinto

Jornalista e mestre em Relações Internacionais, ambos pela PUC-RJ. Possui ´Diploma de Estudos Políticos’ do Institut d´Études Politiques, Paris.

Pioneira na agenda de empresas e direitos humanos no Brasil, Simone atualmente é consultora e professora do departamento de Relações Internacionais da PUC-RJ.

Possui experiência em gerenciamento corporativo de áreas de direitos humanos, revisão técnica de inúmeros processos de devida diligência, realização de avaliações de risco e impacto, palestras e treinamentos, gestão de crises e aconselhamento para multinacionais. 

Notadamente, durante cinco anos Simone foi Conselheira para América Latina da Global Business Initiative on Human Rights (GBI). Atuou por três anos no processo de reparação em seguida ao rompimento da barragem do Fundão, da negociação extrajudicial ao alinhamento dos programas socioambientais a boas práticas de direitos humanos. Tem extensa experiência internacional, tendo trabalhado em 20 países, seja com avaliações de impacto de direitos humanos, seja com ajuda humanitária internacional.

No Brasil, Simone fundou e dirigiu por seis anos o escritório de Médicos Sem Fronteiras, além de ter realizado consultorias para Anistia Internacional, UNESCO, Fundação Renova e OCDE. 

Imagem5

Palestra: “Diretrizes nacionais e internacionais para o relacionamento das corporações com seus stakeholders: apenas uma questão de compliance de licenciamentos ou financiamentos, um exercício de “socialwashing” ou uma real necessidade estratégica?”.

Delfim Rocha

Engenheiro Civil graduado em 1981 pela UFRJ; MSc. em Gestão para a Competitividade (Sustentabilidade), em 2020, junto à FGV EAESP e MSc. em Mecânica dos Solos pela Coppe/UFRJ, em 1986; e especializado em Administração de Empresas, em 1985, pela PUC/RJ.

Delfim atuou junto a empresas de consultoria de grande porte nacionais e internacionais, como a então Leme Engenharia e a Golder Associates Brasil, e esteve à frente da Gerência Ambiental de Energia da Alcan Alumínios do Brasil e Novelis do Brasil, e da Coordenação Corporativa de Licenciamento Ambiental de Mineração e Indústria da então Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).

Ocupa, desde 2009, a Diretoria Executiva da Ferreira Rocha Assessoria e Serviços Socioambientais. Como consultor interno, Delfim vem prestando assessoria técnico-estratégica a diversos empreendedores nacionais e multinacionais para gestão socioambiental de projetos e avaliação de novas oportunidades de negócios nos setores de geração de energia e mineração.

O SMARS recebeu 65 Informes Técnicos. Foram selecionados 25 trabalhos para apresentação nas sessões técnicas.
A Comissão Técnica enviará mensagens para os endereços eletrônicos cadastrados, informando o resultado da seleção dos trabalhos. Consultem suas caixas postais.

A programação das sessões técnicas será divulgada nos próximos dias.
Agradecemos a todos que enviaram seus trabalhos